Quantcast
Channel: Circuito De Luca » Defesa do Consumidor
Viewing all articles
Browse latest Browse all 16

Punição ameaça reinado da TIM no pré-pago

$
0
0

A partir desta segunda-feira, 23 de julho, uma operadora por estado, a campeã de queixas do consumidores no estado, está impedida pela Anatel de habilitar novas linhas de telefonia celular até aprovação de plano para melhoria dos serviços.

A TIM, a operadora punida no maior número de estados (18, mais o Distrito Federal) ainda tenta uma liminar na Justiça para derrubar a determinação da Anatel. A punição pode levar a operadora a perder a liderança no mercado pré-pago, que pertencia à Vivo até o quarto trimestre de 2011 (veja o gráfico do Teleco). Resultado do lançamento de planos agressivos como o Infinity Pré, internet pré-paga por R$ 1,99, o pré-pago para BlackBerry a R$ 1 por dia e o roaming internacional pré-pago com menor tarifa do mercado.

figura_comentario479c

O problema é que o crescimento vertiginoso foi além da capacidade da rede e também da própria operadora, no atendimento pós-venda. Especialmente a venda feita para a classe C, através do varejo tradicional, um dos segredos da TIM para ampliar a participação de mercado. Os pontos de venda da operadora vão da funerária ao hospital, passando pelos grandes varejistas.

Os mesmos grandes varejistas que hoje se perguntam se essa classe C compreendeu bem as punições da Anatel.

Os consumidores, principalmente da classe C, aproveitaram a guerra de preços das operadoras de telefonia para falar mais ao celular pagando menos.

O temor é o de que esse consumidor menos informado deixe de comprar celulares pré-pagos desbloqueados das operadoras punidas por estar com a falsa impressão de que estão todas proibidas de vender em todos os estados, o que levaria, inicialmente, a uma queda generalizada nas vendas, como a registrada pela Câmara de Dirigentes Lojistas em Porto Alegre (CDL/POA).

Na semana passada, quando vigorou a punição imposta pelo Procon-RS, a venda de chips ficou 60% abaixo do normal. E as vendas de aparelho também foram reduzidas. Por conta disso é esperada um redução de 20% no faturamento mensal das lojas da Tim, Oi, Vivo e Claro em Porto Alegre.

Na sexta-feira (20/7), após um acordo com o Procon-RS, as operadoras gaúchas tiveram suas vendas liberadas, com exceção da OI, impedida pela Anatel. Hoje (23/7), o Procon Porto Alegre realiza uma reunião de avaliação. O órgão irá apurar se as empresas estão cumprindo o acordo, que determina desconto nas faturas devido às quedas na conexão e obrigatoriedade de veiculação de contrapropaganda em rádio, televisão e jornal com informações aos clientes da área de cobertura dos planos de telefonia móvel e internet 3G das empresas.

IMPORTANTE
Cada estado terá apenas uma operadora suspensa.

Como a penalidade atinge apenas a operadora com pior indicador em cada Estado, os clientes terão pelo menos três opções de concorrentes para adquiri uma linha.

> A CLARO não pode habilitar novas linhas em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

> A OI não pode vender no Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

> E a TIM, a mais afetada, não pode vender novas linhas no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso. Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins e no Distrito Federal.

As lojas próprias e de parceiros das operadoras também não poderão oferecer aos clientes, temporariamente, os serviços de portabilidade, mudança de área de registro (troca de DDD) e transferência de titularidade.

Mas as três, nos estados onde tiveram a venda de novas linhas suspensa, continuam podendo vender aparelhos (para troca de aparelhos de linhas já em operação) e recarga dos planos pré-pagos.

As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a suspensão dos serviços. Caso contrário, poderão sofrer uma ação da Anatel que, em último estágio, acarretará a suspensão dos serviços.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 16

Latest Images

Trending Articles





Latest Images